Agehab entrega escrituras do Casa Legal para mais de 300 famílias de Rio Verde e Jataí

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), entrega 316 escrituras do programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão no Sudoeste Goiano nesta quinta-feira (20/12). O atendimento começa às 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, em Jataí (Rua Nicolau Zaiden, Qd. 45), onde serão beneficiadas 83 famílias do bairro Estrela Dalva. Na parte da tarde, às 14 horas, a equipe da Agehab segue para Rio Verde, para entregar as escrituras de 233 moradores do bairro Céu Azul, no salão da Paróquia Imaculado Coração de Maria.

O programa Casa Legal já promoveu a regularização fundiária em 1.940 imóveis do Sudoeste Goiano. Estão em andamento processos para entrega de 1.128 escrituras e faltam cadastrar outros 2.145 imóveis, totalizando 5.213 famílias beneficiadas. Em Rio Verde, além do Céu Azul, estão sendo regularizados os bairros Dom Miguel, Maurício Arantes e Valdecy Pires. Já foram entregues pelo Governo de Goiás em Rio Verde 1.326 escrituras.

Após 10 anos esperando ter a casa própria escriturada no Dom Miguel, o casal formado pelo autônomo Antônio Mendes da Costa, 61, e a dona de casa Maria Aparecida Pereira da Costa, 57, fazia planos de reforma na residência após receber a escritura. “Agora que a gente sabe que o imóvel valorizou é possível até fazer um empréstimo no banco para reformar a casa”, disse Antônio ao receber a escritura em 2016. “Nossos três filhos se casaram e saíram de casa, mas agora a gente sabe que pode deixar algo pra eles”, reforçou Maria Aparecida.

Em Jataí já foram entregues 575 escrituras nos bairros Estrela Dalva, Colmeia Park e Mauro Bento. Estão em andamento na Agehab mais 1.061 processos de regularização no município. A professora aposentada Lúcia Esmeralda da Silva, 60 anos, não escondeu o entusiasmo ao receber uma das primeiras escrituras entregues no Residencial Mauro Bento, em Jataí. “Eu nunca duvidei que nossas escrituras ficariam prontas. Eu confio no programa e passo essa confiança para minhas vizinhas. Hoje estamos todas aqui, muito alegres por ver nosso sonho se tornar realidade”, afirmou na ocasião.

O presidente da Agência, Cleomar Dutra, lembra que o Casa Legal atua em áreas do Estado de Goiás onde as famílias viviam há décadas sem a segurança da escritura. Segundo Cleomar Dutra, o programa criado em 2011 é hoje referência para o País em políticas públicas de regularização fundiária urbana. O Casa Legal já entregou 20 mil escrituras, conquistou três prêmios nacionais e beneficiou 52 municípios. O presidente da Agehab informa que outras 30 mil escrituras estão em andamento na Agehab. Somente neste mês de dezembro, a Agehab está fazendo a entrega de mais de 800 escrituras em todo o Estado.