Agehab começa atendimento aos municípios da Ride

O  presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Eurípedes do Carmo, recebeu nesta segunda-feira (15/7) representantes dos municípios de Águas Lindas e Luziânia em seu gabinete. Eles foram orientados sobre quais providências tomar para assinar convênios para construção, reforma e ampliação de salas de aulas nos municípios. Estavam presentes o prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin, a secretária de Habitação de Luziânia, Cléu Pince, e o secretário de Educação de Águas Lindas, Delzimar Macedo.

Depois de atender os 10 municípios mais vulneráveis do Estado, a prioridade da Agehab está voltada agora para a Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), da qual fazem parte Águas Lindas e Luziânia. A orientação foi passada pelo Gabinete de Políticas Sociais, que é liderado pela primeira-dama Gracinha Caiado, depois de reunião em que os gestores municipais da Ride apresentaram suas demandas mais urgentes e, juntos, discutiram soluções.

A Gerência de Projetos e Análise Técnica da Agehab já levantou todas as ações em andamento e aguarda outros municípios da Ride nos próximos dias para providências. O objetivo é fechar convênios que atendam às necessidades mais urgentes da população de uma das regiões mais carentes do Estado.

Os recursos para investimento em equipamentos comunitários da Agência são no valor de R$ 191 mil para construção e R$ 60 mil para reforma e ampliação. Eurípedes do Carmo afirma que as portas da Agehab estão abertas para atender todos os municípios da Ride. Ele diz que a equipe técnica está disponível para prestar informações, tirar dúvidas e garantir o atendimento e celeridade dos processos.

De acordo com a secretária de Educação de Luziânia, as escolas do município necessitam de manutenção, como reforma, conserto de telhados e parte elétrica e construção de novas salas de aulas. Cléu Pince afirma que a demanda do município é muito grande, com 21 mil alunos.

Delzimar Macedo, secretário de Águas Lindas, diz que o objetivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é acabar com o chamado Quarto Turno. A Seduc está realizando um minucioso estudo para selecionar unidades educacionais dos municípios da Ride para receber os recursos para a ampliação de salas de aula, colocando fim ao Quarto Turno em diversas escolas na região.