Conheça os projetos ganhadores do Concurso Agehab e CAU/GO


Uma parceria inédita entre o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) delineou novos parâmetros para projetos de habitação de interesse social. Fruto dessa junção de forças, a realização do Concurso Público Nacional de Projetos para Habitação de Interesse Social trouxe soluções inovadoras e apropriadas à realidade social das comunidades goianas, alcançando os melhores espaços para serem usufruídos pelas pessoas. 


“Um dos grandes diferenciais do concurso foi a possibilidade de execução do projeto vencedor em um programa habitacional existente”, relata o presidente da Agehab, Lucas Fernandes. O edital trouxe definidas especificações técnicas do local de intervenção escolhido pelo Governo do Estado, por meio da Agehab. Trata-se de uma área de propriedade da Agência, no Conjunto Vera Cruz I e II, região Oeste de Goiânia. Lucas Fernandes diz que, após a conclusão de todas as etapas do concurso, o projeto vencedor será entregue à Agehab para concretização da obra, atendendo às necessidades das pessoas que anseiam por habitação de qualidade. 


Para a arquiteta da Agência, Priscila Cavalcanti, membro da Comissão Julgadora, o concurso foi de grande valia para a Agehab. Ela espera que esse marco inicial seja referência e incentivo de continuidade para Prefeituras e Estados em gestões habitacionais, favorecendo toda a sociedade. “Quanto às propostas premiadas, todas apresentaram criatividade na concepção do partido arquitetônico e reconhecida qualidade formal, agradando muito a Comissão Julgadora”, relata a gerente de Projetos e Análise Técnica da Agehab, Fabiana Perini, que também compôs a banca.


O primeiro lugar ficou com um projeto paranaense, que trouxe 96 habitações sobrepostas, com possibilidade de ampliação. A proposta apresenta ocupação eficiente e intensa da área, permitindo abrigar mais famílias num mesmo espaço, com significativa economia de infraestrutura urbana e redução do custo total de execução. O arquiteto Luiz Gustavo Grochoski Singeski conseguiu nota 10 da Comissão Julgadora do concurso. “Considerando a premissa de uma cidade mais compacta e do efetivo atendimento às demandas habitacionais, esta proposta foi considerada exemplo de solução arquitetônica para habitação de interesse social”, avalia a coordenadora do concurso e gerente do CAU/GO, Isabel Barêa. A segunda e terceira colocações ficaram com os participantes goianos: arquitetos e urbanistas Ricardo Clayton Borges Teixeira e Michella Pereira de Moraes (2º lugar) e Wanderson Fernandes Silva e Ricardo Porfírio de Oliveira (3º lugar). Também foram contemplados com menções honrosas cinco outros projetos. 


Para o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, o objetivo de um concurso de projeto, bandeira dos arquitetos desde antes mesmo da criação do CAU em 2010, é acima de tudo alcançar os melhores espaços para as pessoas usufruírem deles. “Um bom projeto soluciona demandas e colabora para que os gastos com uma obra sejam mais eficientes. No caso de obras públicas, o concurso de projeto é primordial”, destaca Arnaldo Mascarenhas. O presidente da Agehab agradece e parabeniza o CAU/GO pela parceria e realização do concurso. “A união de forças entre Agehab e CAU/GO mostrou-se eficaz ao beneficiar quem mais precisa, que é a família que receberá uma moradia com projeto premiado. A missão da Agehab também é incentivar a criatividade e inovação na habitação de interesse social”, define Lucas Fernandes. 


Conheça  os projetos vencedores


1º lugar – Arq. Urb. Luiz Gustavo Grochoski Singeski (PR) Clique Aqui

2º lugar – Arq. Urb. Ricardo Clayton Borges Teixeira e Arq. Urb. Michella Pereira de Moraes (GO) Clique Aqui

3º lugar – Arq. Urb. Wanderson Fernandes Silva e Arq. Urb. Ricardo Porfírio de Oliveira (GO) Clique Aqui

Menção honrosa – Arq. Urb. Raquel Ghiotto Abdian.Clique Aqui

Menção honrosa – Arq. Urb. Bruno Cabral Nascimento e Arq. Urb. Gabriel de Castro Xavier. Clique Aqui

Menção honrosa – Arq. Urb. Huber Teixeira Costa. Clique Aqui

Menção honrosa – Arq. Urb. Matheus Augusto de O. e Carvalho. Clique Aqui

Menção honrosa – Arq. Urb. Gabriel Gonçalves da Silva e Arq. Urb. Vinícius Soares Muniz de Almeida. Clique Aqui